A Moagem ideal

Você é fã de um bom café? Que tal saber um pouco mais sobre essa bebida que faz parte do seu dia? O café passa por alguns processos até chegar à sua xícara, entre eles está a Moagem, que consiste em transformar os grãos torrados em pó. Para cada método de preparo há uma moagem específica que influencia no sabor, intensidade e corpo do café. Confira algumas delas e o instrumento adequado para extrair o melhor da sua bebida.

Moagem Grossa: Sua espessura pode ser comparada à farinha para quibe e é utilizada em cafeteira italiana (Moka) e também Francesa (French Press). Esse preparo resulta em um café mais aromático, com mais acidez e doçura.

Moagem Média: Adequada para uso no preparo de café espresso, pois a extração feita sob pressão faz com que o café nessa moagem saia com a concentração apropriada. Outro uso indicado é no preparo com Chemex que favorece os sabores delicados do grão como os frutados e florais. A Aeropress, um método mais recente de extração de café, também é utilizada com cafés de moagem média, apesar de ser considerada versátil e vir sendo testada por baristas com outras moagens. A espessura pode ser comparada a areia.

Moagem Fina: Ideal para ser usada em coadores de papel ou pano e em cafeteiras elétricas caseiras. A consistência se assemelha a farinha de rosca e tem-se a percepção maior de corpo e cafeína, o que a torna levemente mais amarga que as demais.

Moagem Pulverizada: Sua espessura é muito fina, assemelha-se a farinha de trigo e é utilizado no preparo de café turco (árabe), método em que o pó não é coado.

Quer testar as diferentes moagens? Adquira nossos grãos torrados na loja!

Outras Notícias

Receba em casa seu café

Existem diversas lendas de quando e como o café foi descoberto. A mais comum e divertida delas conta que um pastor de cabras chamado Kaldi...

Comprar online