Aniversário de Santos – linha do tempo do Café Floresta na cidade

Não dá pra contar nossa história sem falar de Santos, portanto, no aniversário de 473 anos da cidade vamos relembrar um pouco da nossa trajetória e expressar o orgulho que temos em ser uma empresa santista.

– Resultado da fusão de sete companhias cafeeiras brasileiras, O Café Floresta foi fundado em 1940. A nova fábrica inaugurada no bairro do Valongo em 1987 se mantém até hoje no mesmo endereço (Rua São Bento, 116) industrializando cafés da mais alta qualidade.

– Em 1970 foi inaugurada a Casa do Café na área primária do porto de Santos com 500 m². Foi o primeiro estabelecimento do tipo no Brasil que atendia principalmente passageiros dos navios que aportavam na cidade. O local possuía serviço de correio, secretária de turismo com atendentes poliglotas, loja de souvenirs, espaço cultural com exposições artísticas periódicas, além de um delicioso cardápio especial formulado com café de qualidade.

– Em 1972 foi aberta a primeira cafeteria Floresta no bairro do Gonzaga, conhecida como “Casa do Cafézinho” é também a primeira cafeteria do Brasil e está em funcionamento até o dia de hoje. Depois desta, o Café Floresta abriu a famosa cafeteria no edifício Copan em São Paulo, sendo seguida por mais duas em Santos. Ao todo chegaram a ser 21 cafeterias espalhadas por várias cidades do estado.

– Em 1985 o Café Floresta lançou um serviço inédito na cidade: entrega de café já pronto em garrafas térmicas esterilizadas acompanhadas de copinhos descartáveis. O serviço era diário, funcionava a partir das 7 horas da manhã e atendia estabelecimentos e escritórios.

– Sempre se preocupando em trazer novidades que facilitassem a vida do consumidor, o Café Floresta foi uma das primeiras empresas a lançar café em sachê para espresso em 1986. O produto, além de inovador, é prático, limpo e dispensa expertise para o uso fazendo com o que café seja perfeito sempre.

-Em 2003, Américo Sato, antigo diretor do Café do Ponto se associou a Paulo Fernandes Filho. O Café Floresta mudou o logotipo e também as embalagens dos produtos.

– Desde então o Floresta participou de feiras internacionais como BIOFACH na Alemanha e recentemente CIIE na China. Realizou exportações e viu os produtos saírem de Santos em direção a países da Ásia, Europa e outros.

O Café Floresta mantém como essência o princípio adotado há 77 anos: levar café de qualidade para o consumidor, preservando a excelência natural dos produtos. A empresa se orgulha de ter nascido e crescido em Santos e apesar de sempre buscar expandir os horizontes nunca perder a essência santista.

Toda equipe do Café Floresta parabeniza a cidade pelos 473 anos de história e é grata por fazer parte dela.

Outras Notícias

Receba em casa seu café

Existem diversas lendas de quando e como o café foi descoberto. A mais comum e divertida delas conta que um pastor de cabras chamado Kaldi...

Comprar online