O que faz um barista?

Do italiano “atendente de bar”, a profissão de barista vai muito além de preparar e servir café. O profissional precisa entender tudo sobre a bebida, se especializar em extrair café de alta qualidade (especial) e se ater a todos os detalhes para garantir a qualidade final da bebida na xícara: moagem adequada, ponto de torra e em alguns casos até acompanhar o processo desde plantio.

O barista cria bebidas à base de café harmonizando com leite, bebidas alcoólicas, cremes, licores, entre outros. Cria receitas próprias ou aprimora as já existentes, sendo também responsável por criar o cardápio de cafeterias e restaurantes.

Além do sabor da bebida, o barista também se preocupa com a apresentação do café, e muitas vezes utiliza como assinatura o “latte art” – que consiste em desenhar com calda ou a com própria crema do leite com o auxilio de um palito ou utilizando a técnica de “free pour”.

A profissão de barista surgiu nos anos 1990 e apesar de ainda não ser tão difundida no país, vem crescendo junto com a exigência do paladar do brasileiro, que passou a consumir mais cafés especiais.

 

Outras Notícias

Receba em casa seu café

Existem diversas lendas de quando e como o café foi descoberto. A mais comum e divertida delas conta que um pastor de cabras chamado Kaldi...

Comprar online